Bienvenido a APEA

APEA informa que el Centro en Red para la Investigación de la Antropología (CRIA) nos invita a participar en el Seminario "Rumor, fama e espaço vivido: uma etnografia com famílias ciganas do Algarve", que será impartido por Micol Brazzabeni el 30 de mayo a las 18h. en la Sala C505 del Instituto Universitario de Lisboa.

O que é que significa estar enraizado num determinado lugar? Contrariamente a ideia do que o enraizamento seja o resultado dum processo neutral, sugiro que o mero acto de criar a categoria de enraizamento por si só implica assunções de ordem ética, emocional, moral e identitária, que podem afectar concepções sobre estar e pertencer a um específico território. 

Utilizando a recente produção científica sobre rumor e gossip, proponho que estes sejam considerados objectos etnográficos complexos capazes, por um lado, de criar e atribuir significados às interacções internas a grupos familiares e sociais de alguns ciganos portugueses, e de explicar as implicações relacionais, emotivas e espaciais que resultam das vivências e pertenças que estes núcleos têm com o espaço; por outro, interpretar as dinâmicas relacionais de poder - e os contextos onde elas se desenvolvem - entre estas famílias e as instituições locais, como um espaço produtor de normas e desvios, de capacidades e inadaptabilidades, direitos e deveres, finalmente de uma certa ideia de cidadania e de construção do self.

0 comentarios:

top